ABM e a Universidade Federal do ABC se reúnem em busca de parceria

Os esforços por estabelecer novas parcerias tem sido uma prioridade para a atual presidência da Associação Brasileira de Municípios (ABM). Nesse sentido, durante reunião que ocorreu no dia 6 de fevereiro com representantes da Universidade Federal do ABC, o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, conheceu os programas de graduação e pós-graduação da Universidade cujos egressos podem contribuir com as gestões municipais.

Bacharelado em Políticas Públicas
O curso é regido pela interdisciplinaridade de áreas como administração pública, economia, história, ciência política, relações internacionais, metodologia de pesquisa, dentre outras. A ênfase é tanto no aprendizado teórico, quanto em conhecimentos obtidos por meio de atividades práticas.

Bacharelado em Planejamento Territorial
O Bacharelado em Planejamento Territorial, vinculado ao Bacharelado em Ciências e Humanidades, combina abordagens, conceitos e métodos do planejamento e do desenvolvimento territorial. O curso integra conhecimentos e instrumentos de diversas áreas disciplinares, tanto das ciências humanas e sociais (economia, administração, demografia, planejamento urbano e regional, ciência política, sociologia, geografia e história), quanto das ciências exatas e naturais (estatística, cartografia, geoprocessamento e ecologia). O curso torna-se inovador ao abordar desafios contemporâneos que se manifestam em dinâmicas territoriais como a metropolização, a revalorização de regiões interioranas ou a vulnerabilidade socioambiental.

Pós-graduação em Políticas Públicas
O curso foca na consecução, no âmbito das políticas públicas, de dois objetivos que são abraçados pela UFABC como um todo, a saber: de um lado, o fomento de abordagens interdisciplinares de geração de conhecimento e, de outro, a aproximação da universidade à comunidade.
O programa define-se por seu enraizamento na realidade brasileira, devendo fomentar a interlocução e o intercâmbio permanente com programas de pós graduação e equipes de pesquisa nacionais e estrangeiros. Enfatiza o treinamento em ferramentas e métodos de análise de políticas de forma rigorosa, bem como a análise da dinâmica de funcionamento das instituições políticas democráticas e dos processos de governança por elas estimulados.

Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território
O curso busca formar profissionais capazes de atuar no planejamento e na gestão dos territórios em suas múltiplas escalas: áreas metropolitanas, cidades, regiões interioranas ou deprimidas, áreas rurais, áreas de sensibilidade ambiental. Uma formação capaz de estimular e disseminar uma concepção de planejamento comprometida com a transformação do padrão de desenvolvimento, de forma a equacionar as profundas desigualdades e desequilíbrios econômicos, sociais e ambientais que marcam a formação espacial brasileira.

A ABM e a UFABC continuarão as conversas para promover e potencializar as pesquisas, publicações e eventos que gerem mais capacidade de gestão aos governos municipais.

Capacitações
Dando continuidade à missão da ABM de buscar maior capacidade de gestão às cidades, a entidade, neste ano de 2017, terá como um dos focos de sua atuação a capacitação de profissionais, servidores públicos e gestores municipais. Para isso, estão programados cursos ministrados ao longo do ano que atendam às necessidades das prefeituras de todo o Brasil.

“Frente à crise econômica nossas administrações precisam ainda mais de capacidade de gestão”, destacou o presidente da ABM.

Deixe um comentario