ABM elege novo presidente

O prefeito de São Leopoldo (RS), Ary Vanazzi, é o novo presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM) para o período de 2018/2021, e sucederá Eduardo Tadeu Pereira, que foi ocupou o cargo por duas gestões (2012/2015 e 2015/2018). A escolha foi realizada em Assembleia Geral da entidade na manhã desta quinta-feira (22) em Brasília (DF).

Eduardo conduziu uma reorganização administrativa da entidade, uma renovação de propostas e a recuperação financeira da entidade. Foram realizadas parcerias com entidades internacionais e elaborados projetos com o objetivo de aprimorar as administrações municipais. Foram realizados grande eventos direcionados aos prefeitos e definida uma pauta de assuntos prioritários para os municípios.

O novo presidente da entidade, Ary Vanazzi, afirmou que ABM hoje está preparada para dar novos passos. “Os municípios precisam mais independência e mais recursos para que se possam fazer os investimentos necessários”, disse Vanazzi, que ainda mostrou preocupação com o congelamento dos recursos do governo federal. “O congelamento dos recursos feito pelo governo federal vai tornar inviáveis as administrações municipais, com os prefeitos correndo risco de sofrer todos os rigores da lei”.

A prioridade agora, segundo Vanazzi, é definir uma pauta prioritária para os municípios que permita ampliar a arrecadação, como são os R$ 5 bilhões que foram prometidos pelo governo federal no ano passado para garantir o fechamento das contas.