Diretores da ABM participam de atividade de intercâmbio de boas práticas

O intercâmbio de boas práticas entre os diversos atores que atuam na gestão pública tem sido uma prioridade para a atual diretoria da Associação Brasileira de Municípios (ABM). Nesse sentido, o prefeito José Prates, de Salinas/MG, conheceu nesta manhã (7) a Estação de Metarreciclagem de Valparaíso de Goiás/GO a convite da ex-prefeita do município e diretora da ABM, Lucimar Nascimento.

A iniciativa busca conhecer ferramentas que facilitem a implementação do projeto de metarreciclagem no município de Salinas/MG através de uma visita técnica agendada para os próximos meses. “Além de ser uma experiência fantástica de coleta e reciclagem de materiais é um projeto importante porque promove todas as fases de inclusão: digital, tecnológica e social”, ressaltou o prefeito José Prates.

José Prates ainda destacou a importância de incentivar o compartilhamento de experiências de sucesso, que promovem o intercâmbio de conhecimento para enfrentar a desigualdade e implementar as agendas globais de sustentabilidade no Brasil, incluindo a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Estação de Metarreciclagem

O projeto é uma iniciativa da prefeitura de Valparaíso de Goiás/GO em parceria com a ONG Programando o Futuro e a Fundação Banco do Brasil.

O trabalho da Estação de Metarreciclagem foi iniciado em 2003, numa parceria entre a Organização Não-Governamental e a Fundação Banco do Brasil, que realizou um aporte de R$ 5,1 milhões na iniciativa. O projeto já é considerado pela Fundação uma tecnologia social. Além de Valparaíso de Goías, as estações estão em operação nas cidades de Samambaia (DF), Teresina (PI), Contagem (MG) e São Paulo (SP).

Deixe um comentario