Fórum Urbano Mundial discute implementação da Nova Agenda Urbana na Malásia

O coordenador técnico do projeto Parceria Pelo Desenvolvimento Sustentável (PDS), Nelson Saulle, participou do 9º Fórum Urbano Mundial, em Kuala Lumpur, capital da Malásia. Além das atividades do evento, ele visitou no domingo (11) a organização Thinking Cities, na mesma cidade.

Durante a visita, o coordenador também participou de um painel apresentado no local titulado “Implementing the Right to City on the Ground: Theory, Tools and Real-Life examples”. Ele ainda esteve em uma exibição que foi organizada ao WIR  com várias formas de interação sobre as cidades.

O evento teve como objetivo a implementação da Nova Agenda Urbana nas cidades com base na visão do direito a cidade, parágrafos 11 e 13 da New Urban Agenda (NUA). E principalmente o engajamento e participação dos habitantes nos processos de decisão sobre o desenvolvimento das cidades.

Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável

O “Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável – Projeto pelo Fortalecimento dos Municípios para a Promoção da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e do Instituto Pólis com financiamento da União Europeia no Brasil.

Ao longo de três anos, serão desenvolvidas ações gratuitas com o objetivo de contribuir para a participação ativa e o aumento da capacidade das autoridades e gestores locais na coordenação e promoção de ações, planos e projetos de desenvolvimento territorial local, mediante processos participativos para a implantação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana, ambas formuladas no âmbito da Organização das Nações Unidades (ONU).