Novo presidente da ABM visita Famurs

O novo presidente da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), prefeito de São Leopoldo (RS) Ary Vanazzi, visitou nesta terça-feira (10), o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Salmo Dias, na sede da entidade, em Porto Alegre (RS).

Vanazzi foi se apresentar como dirigente da ABM e debater pautas comuns para o municipalismo, como o futuro do Fundeb e a grave crise financeira dos municípios. “Precisamos atuar em conjunto para exigir um tratamento digno aos prefeitos, afinal, é no município que tudo acontece, é no município que as cobranças são mais diretas”, destaca Vanazzi.

Uma das principais bandeiras a serem levantadas pelas entidades, na avaliação do presidente da ABM, é a exigência do repasse, de R$ 5 bilhões do Fundo de Participação dos Municípios devido pelo governo federal desde o ano passado. “Também temos que acompanhar a tramitação, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) da matéria sobre os royalties do petróleo. “Vamos nos somar à Famurs nesta pauta importantíssima”, anuncia Vanazzi.

O prefeito e o presidente Salmo Dias definiram ainda a realização de um seminário estadual, unindo Famurs, ABM e a Associação Gaúcha dos Municípios (AGM) para debater as regras do novo Fundeb, uma grande preocupação dos prefeitos. “Estão cada vez mais aumentando a responsabilidade dos Municípios sem reajuste aos valores repassados. A situação está ficando cada vez mais grave”, afirma Vanazzi.