Oficina do projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável capacita municípios do Maranhão

Teve início na manhã desta quarta-feira (07) o primeiro dia da oficina do projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável, na sede da Escola de Governo do Maranhão (EGMA) em São Luís. Participam os municípios da região que foram selecionados a fazer parte do projeto, que é realizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), pelo Instituto Pólis, com financiamento do União Europeia e apoio, nesta oficina, do Governo do Estado do Maranhão.

Participaram da solenidade de abertura o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, o representante do Instituto Pólis, Rodrigo Iacovini, o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, a secretária adjunta do Suporte em Comunicação e Assuntos Políticos (SECAP) do Maranhão, Edna Rodrigues, a diretora da EGMA, Conceição Nascimento, e o prefeito de Afonso Cunha, Arquimedes Barcelar.

O presidente da ABM analisou que as metas do milênio não são invenções inatingíveis criadas por estrangeiros europeus que não entendem da realidade brasileira. “As metas podem e devem ser aplicadas no Brasil, além de unir municípios em um plano comum, pode ,inclusive, conferir maior validade a propostas de projetos enviados para aprovação quando mencionadas”, concluiu Eduardo.

Segundo Francisco Gonçalves, a educação integral é uma ferramenta-chave que eleva não somente o indivíduo em si, mas influencia todo seu ambiente de vivência. O secretário destacou também que dentre as 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em somente um deles o Maranhão ainda não conta com ações concretas.

A oficina recomeça na manhã desta quinta-feira (08) e segue até às 14h quando ocorrerá a entrega de certificados para todos os participantes e, por fim, o encerramento da primeira edição de 2018 da oficina.