Oficina do Projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável em São Luís chega ao fim

A primeira oficina do projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável foi concluída nesta quinta-feira (08) com representantes dos municípios com população entre 20 e 100 mil habitantes do estado do Maranhão. O projeto é uma parceria da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e do Instituto Pólis, com financiamento da União Europeia e apoio, neste evento, do governo do Estado do Maranhão.

O objetivo do encontro é auxiliar os municípios a alcançar maior autonomia por meio de ações empoderadoras, sendo este desafio alcançado com implementações em setores estratégicos que coadunem-se aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) junto com a Nova Agenda Urbana e a Agenda 2030 para o progresso global.

Nos seminários e mesas redondas que aconteceram ao longo da reunião houve exposição de ideias, orientações gerais e discussão de opiniões entre os presentes acerca da metodologia de aplicação dos parâmetros de alcance do equilíbrio econômico, social, ambiental e educacional à realidade vivenciada por cada município.

Já os trabalhos em grupos realizados envolveram apresentações mais segmentadas de propostas em três eixo temáticos: desenvolvimento territorial integrado, democratização do território e articulações institucionais na gestão democrática. No final os resultados foram compilados e sistematizados para divulgação que será realizada.