Representantes da ABM participam de reunião sobre a Agenda 2030

O secretário executivo da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Gilmar Dominici, e a assessora da presidência da entidade, Valentina Falkenstein, participaram nesta quinta-feira (12), de uma reunião na Casa da ONU em Brasília (DF) com a equipe inter-agencial  liderada por Matilde Mordt, chefe de equipe regional – Desenvolvimento sustentável e resiliência, para América Latina e Caribe. O objetivo do encontro foi discutir a implementação da Agenda 2030 e a abordagem MAPS (Internalização, Aceleração e Apoio a Políticas ou, no original em inglês, Mainstreaming, Acceleration and Policy Support) que tem como objetivo auxiliar na implementação da Agenda 2030.

Na reunião, os representantes da ABM apresentaram o projeto Parceria Pelo Desenvolvimento Sustentável e identificaram possíveis parceiros para dar continuidade as ações. O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e do Instituto Pólis com financiamento da União Europeia no Brasil. Ao longo de três anos, serão desenvolvidas ações gratuitas com o objetivo de contribuir para a participação ativa e o aumento da capacidade das autoridades e gestores locais na coordenação e promoção de ações, planos e projetos de desenvolvimento territorial local, mediante processos participativos para a implantação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana, ambas formuladas no âmbito da Organização das Nações Unidades (ONU).

Agenda 2030

Agenda 2030 é o conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável nos próximos anos. Agenda 2030 é composta por 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes, fruto do consenso obtido pelos delegados dos Estados-membros da ONU. Os ODS são o cerne da Agenda 2030 e sua implementação ocorrerá no período 2016-2030.