Eduardo entrega título de Sócio Emérito para Zeca Dirceu

A Associação Brasileira de Municípios (ABM), homenageou mais um importante ator do movimento municipalista no último dia 30. O deputado Zeca Dirceu recebeu das mãos do presidente da entidade, Eduardo Tadeu Pereira, o título de Sócio Emérito, em evento realizado em Paranavaí (PR).

O título de Sócio Emérito foi criado pela ABM em março de 2014, quando cerca de 60 personalidades do municipalismo brasileiro, como ex-prefeitos, deputados, senadores, entre outras, receberam os primeiros diplomas, durante o Encontro Nacional de Municípios, pela dedicação e contribuição às lutas municipalistas ao longo da trajetória política. Durante a cerimônia de entrega, o presidente da ABM destacou o merecimento de Zeca Dirceu em receber o título. “O Zeca Dirceu demonstrou ser um prefeito dinâmico e articulador em Cruzeiro do Oeste. Como deputado, ele potencializou essa atuação e desempenha um papel fundamental de apoio aos municípios, sendo um parlamentar com raciocínio de prefeito. Por isso é uma honra tê-lo entre os nossos Sócios Eméritos”.

Os prefeitos presentes – Mauro Lemos, de Amaporã; Daniel Domingos, de Diamante do Norte; e Rogério Lorenzetti, de Paranavaí – reforçaram o discurso de Eduardo, sobre a atuação de Zeca em prol do municipalismo. “É uma honra para os paranaenses ter um deputado que nos representa dessa forma, disponibilizando uma eficiente equipe para oferecer suporte técnico para as Prefeitura”, disse Rogério.

Já o deputado Zeca Dirceu ficou honrado com a homenagem e relembrou a época em que foi membro da diretoria da ABM. “Fico muito satisfeito que a ABM tenha reconhecido o trabalho que desenvolvo junto aos municípios. Aprendi muitos caminhos quando integrei a sua diretoria e, agora, como deputado, estou transmitindo essas orientações aos prefeitos do Paraná, oferecendo suporte técnico através das minhas equipes formadas especialmente para isso”, expôs.

Zeca foi por dois mandatos prefeito e fez uma gestão premiada em Cruzeiro do Oeste (2005 – 2010). Em 2010 foi elegeu-se deputado federal e  desenvolveu uma metodologia de trabalho eficiente, formando uma equipe técnica muito competente, tanto no acompanhamento dos projetos das prefeituras e instituições no Paraná, quanto ao encaminhamento dos processos em Brasília por pessoas experientes nos procedimentos dentro dos ministérios.

Ele e sua equipe orientam, acompanham e alertam sobre prazos, apoiam e cobram agilidade dos municípios em relação aos projetos que resultam em benefícios para a população através dos recursos federais.

68 anos de lutas e conquistas

A Associação Brasileira de Municípios é a entidade municipalista mais antiga do Brasil. Fundada em 1946, assumiu o papel de representação institucional e fortalecimento dos municípios. Em 2012, com a posse de uma nova diretoria e do presidente Eduardo Tadeu Pereira, renovou suas propostas e estreitou o diálogo com as Prefeituras.

Nessa nova fase, a entidade está acompanhando de perto os grandes desafios na gestão das cidades, entre eles a escassez de recursos, a falta de mão de obra qualificada para elaboração de projetos e a demanda crescente pela oferta de novos serviços. Tendo em vista esse cenário, pautou sua atuação para garantir mais capacidade e melhores condições de gestão aos municípios; e intensificou os debates sobre o aprimoramento do pacto federativo, abordando temas como a judicialização da gestão, revisão da Lei de Licitações e da Lei de Responsabilidade Fiscal e a Reforma Tributária.

Nos últimos anos de sua trajetória a ABM se especializou no apoio às gestões municipais e formação dos gestores, através de convênios com instituições públicas e privadas, com o objetivo de oferecer suporte às Prefeituras nas atividades cotidianas e essenciais para a manutenção e ampliação dos serviços públicos.

A entidade possui uma grande parceria com o SEBRAE para a construção de um sistema nacional de assistência técnica aos municípios na elaboração de projetos e organização de políticas públicas, que será desenvolvido em cooperação com as entidades municipalistas estaduais.

A ABM ainda representa as cidades brasileiras em fóruns regionais e nacionais, tendo assento no Comitê de Articulação Federativa (CAF) da Presidência da República, que reúne representantes dos Ministérios; e integrando os Conselhos Deliberativos da SUDENE e SUDAM.