Primeiros 100 dias de gestão podem definir fracasso na Educação, afirma Undime

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima, alertou prefeitos e secretários municipais que deixar de tomar certas decisões nos primeiros 100 dias de gestão podem determinar, previamente, o fracasso da gestão na área. Num recado direto aos colegas, Aléssio, dirigente em Alto Santo (CE), deu como exemplos deixar de prestar contas, omitir informações ao Ministério da Educação, não fazer licitações em áreas chaves ou desconhecer convênios abertos ou em andamento como algo que pode inviabilizar as políticas educacionais.

A advertência foi feita durante a Jornada dos 100 Dias na Educação, organizada pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) e Fundação Observatório do Livro e da Leitura, que acontece exclusivamente pela internet. O evento começou na segunda-feira e vai até amanhã (quinta-feira). Ontem (terça-feira), o professor da Unicamp, Cesar Nunes, conclamou os prefeitos a priorizarem a educação em suas gestões porque, segundo ele, bons resultados na área podem contagiar outras áreas do governo.

Hoje (quarta), terceiro dia da Jornada, as palestras abordarão temas mais técnicos, com dicas para ensinar aos novos secretários (segundo a Undime, a renovação, nas últimas eleições municipais, ultrapassou 80%) a fugir de pegadinhas administrativa e das confusões que chegam a paralisar boa parte das secretarias em início de governo por causa da inexperiência das novas equipes.

Temas como Projeto Pedagógico, Alimentação, Transporte, Administração e Estrutura serão abordados por dirigentes municipais de Educação que vêm tendo êxitos nessas áreas. As inscrições para a Jornada dos 100 Dias na Educação podem ser feitas, gratuitamente, em www.observatoriodolivro.org.br/jornada.

3º DIA – QUARTA-FEIRA (12/04/2017) – Das 16h às 17h

O projeto pedagógico e a política de educação no seu município
Maria Edineide de Almeida Batista, Secretária de Finanças da Undime

A administração da Educação
André Lemes da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Rio Grande/RS e Presidente da Undime/RS e Região Sul

A estrutura da rede municipal de ensino
Iolanda Barbosa da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Campina Grande/PB e Presidente da Undime/PB

Alimentação na Rede de Ensino Municipal
Adenilde Stein Silva, Dirigente Municipal de Educação de Domingos Martins/ES,
Presidente da Undime ES e Secretária de Articulação da Undime

O Transporte e o Direito à Educação
Manuelina Martins, Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/MS e Vice-presidente da Undime

Deixe um comentario